Abaixo, reunimos algumas questões importantes, sugeridas pelo consultor motivacional Daniel Bunn, que o ajudarão a se auto-avaliar.
Você tem confiança no seu taco? Porque, se você mesmo tem dúvida sobre sua capacidade de implementar projetos, então dificilmente alguém terá confiança plena em relação ao seu desempenho.
Está realmente a fim de fazer sacrifícios? Afinal, se você realmente quer ter êxito, terá de ir além. Precisará quebrar regras, correr riscos. Do contrário, não será inovador. Será apenas mais um na multidão.
Sabe lidar com imprevistos? Se você é do tipo que entra em pânico quando surge algum imprevisto no meio do caminho, tenha muito cuidado. Abrir um negócio próprio pode fazer mal até à sua saúde.
Você toma dicisões com facilidade e rapidez? Certamente, terá uma série de questões que exigirão habilidade e velocidade para ser resolvidas. Portanto, se você é do tipo que procrastina, cuidado.
Sabe farejar oportunidades? Uma característica típica do empreendedor é que ele vê oportunidades em tudo e é extremamente questionador.
Você tem gás? Esse ingrediente é fundamental. Ninguém sabe ao certo quando uma boa oportunidade surgirá. Dessa forma, é preciso estar sempre pronto.
Está disposto a liderar pelo exemplo? Como líder, você terá de conquistar a confiança de sua equipe e dar o suporte que ela precisa. “A pior coisa que pode acontecer a uma empresa é quando os funcionários perdem a confiança no líder mas continua a ir trabalhar”, disse Ric Fulop, CEO da Broadband2 Wireless, num seminário realizado pela Escola de Negócios de Harvard.
Na verdade, o que motiva a maioria dos empreendedores, tanto os funcionários quanto os donos do negócio, não é apenas o sucesso profissional e financeiro. A maior fonte de satisfação está no desenrolar do trabalho, no dia-a-dia, nas descobertas. Está no aprendizado contínuo.
Comentários