Confira abaixo as algumas das principais lições de liderança de Jobs que Isaacson retirou da sua biografia sobre o ex-CEO da empresa de Cupertino.
Foco: Perguntar “Quais as 10 coisas que devemos fazer a seguir?” e então escolher três delas.
Simplifique: Eliminar o botão de ligar/desligar do iPod mostrou a simplicidade “Zen” de Jobs. E o iPhone não precisa de um manual de uso.
Assuma responsabilidades: Tudo é firmemente ligado, e a Apple assume responsabilidade total pela experiência do usuário.
Ser diferente: Você não precisa ser um pioneiro, apenas inovar para resolver os problemas de uma maneira diferente.
Produtos antes do lucro: Foque na criação de um ótimo produto e os lucros virão como consequência.
Não use grupos de foco: “Nossa tarefa é ler coisas que ainda não estão na página.”
“Dobre” a realidade: O chamado Campo de Distorção da Realidade permite que Jobs convença as pessoas que elas podem fazer um ótimo trabalho em dias em vez de meses. Por exemplo, dizer a companhia por trás do vidro Gorilla Glass que eles podiam criá-lo em semanas.
Consideração: Crie uma embalagem em que o ato de abrir caixa seja parte da glória do produto.
Busca pela perfeição: Jobs impulsionava sua equipe para atingir a perfeição e ficarem orgulhosos dela. “Artistas de verdade assinam seus trabalhos”, dizia.
Tolere apenas pessoas “classe A”: Jobs tinha um desejo de trabalhar apenas com os menores. Ele não queria trabalhar com “incompetentes”.
Conheça o quadro completo e os detalhes: A paixão de Jobs era aplicada a questões grandes e pequenas. Incluindo a sua visão de que o computador deveria tornar-se uma central para gerenciar o conteúdo de um usuário, e que esse hub se tornaria a nuvem.
Combine as humanidades com a ciência: ninguém mais na nossa época conseguia juntar melhor poesia e processadores de uma maneira que exalava inovação.
Continue faminto, continue “bobo”: Como Jobs disse em seu discurso na universidade de Stanford, “siga seus próprios sonhos, não viva a vida de outra pessoa”.
Quanto mais simples melhor: conselho de Jobs “Um produto, uma caixa”.
Grupos menores funcionam
Grupos menores funcionam melhor: restrinja as reuniões às pessoas que podem discutir o assunto com facilidade e autoridade.
*disponibilizado no site www.macworldbrasil.com.br
Comentários